Equitação Lúdica

Segundo Freinet: “É educando o cavalo que o cavaleiro se educa a si mesmo: é no jogo de reflexos sutis, na sensibilidade dos movimentos de aproximação, na permuta de arrebatamentos de simpatia instintiva e na harmonização de regras de domínio que se concretizam os fundamentos mais delicados de uma educação baseada nas leis da natureza”.

O projeto Equitação Lúdica é uma forma de contribuir e servir a sociedade através do cavalo e seu ambiente, tendo como objetivo reconectar pessoas com sua essência, sua verdadeira liberdade.

No Brasil, a Equitação Lúdica ainda é um programa pioneiro. A equipe é formada por psicóloga, terapeuta ocupacional, psicopedagoga e instrutor de equitação.

O cavalo é um grande amigo do homem! Sua força atua no sistema nervoso central e afetivo das pessoas, despertando confiança e segurança, facilitando o processo de aprendizagem e a reabilitação, quando necessário. A comunicação com o cavalo ocorre através da linguagem corporal, o que fascina o ser humano há séculos.

O Projeto Equitação lúdica entende que todo o ambiente que envolve o cavalo pode proporcionar as crianças bem-estar e aprendizado. Por isso, atividades lúdicas poderão ser realizadas, de acordo com a demanda e necessidade de cada praticante, a fim de extrair de cada oportunidade seu máximo potencial educacional e social.

O cavalo e o ambiente equestre podem ser ricos em estratégicas lúdicas, que favoreçam o desenvolvimento, garantindo que eu praticante se mantenha motivado e imerso no mundo rural, a equitação lúdica é o conjunto de atividades que une as práticas de montaria ou não, para ensinar as crianças coisas básicas como noções espaciais, comunicação corporal, desenvolver a fala, compreender cores números e letras, além de promover o relacionamento em grupo, ter contato com a natureza e aprender a lidar com sua independência e liberdade.

A Equitação Lúdica oferece oportunidade de movimento, atividade educacional e social, incentivando a criatividade, e despertando o respeito pelo cavalo.

Os objetivos das aulas de Equitação Lúdica são: despertar potenciais relacionados às habilidades básicas da equitação como a coordenação motora global, postura, equilíbrio e atenção, concentração, potenciais esses que favorecem o desenvolvimento cognitivo, melhoram a autoestima e autoconfiança, contribuindo para a formação do caráter da criança.

Programa de Atendimento: O programa tem uma estrutura que favorece a organização temporal de início, meio e fim: aproximação, montaria e separação.

Tempo do Atendimento: O tempo será de 45 minutos, de acordo com o programa individualizado para aquele praticante. Esse trabalho tem 2 etapas: a primeira é a educativa e a segunda é a esportiva.

Para a maioria dos praticantes, o ritmo semanal é o mais frequentemente utilizado, porque o ambiente foge aos padrões convencionais e são usados recursos variados, como: manta, estribo, rédea, rampas; materiais para higiene do animal: escova, sabão, rasqueadeira, etc. Serão realizados registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas nas sessões para avaliar os resultados alcançados pelos praticantes.

Quem define a necessidade é o praticante e quem comanda a sessão é o cavalo.

A equipe planeja, assiste e acompanha todos os passos, devolvendo ao aluno ou responsável seu desempenho e suas conquistas.

Nossa equipe é composta por profissionais com competências diversas para poder oferecer ao praticante uma experiência sistêmica.

About the author : André Sales